CLAYTEC novidades

CLAYTEC novidades: Inovação para uma construção sustentável

Nova argamassa argilosa de camada fina de CLAYTEC permite a reutilização de alvenaria

2024-01-07

Só as argamassas reversíveis permitem a reciclagem total da alvenaria. Assim, a nova “Argamassa Fina” de argila de CLAYTEC é completamente solúvel em água. Também assim e cumpre todos os requisitos para paredes interiores não estruturais. A aprovação para componentes de paredes estruturais também está em curso.

A caraterística especial desta novidade de CLAYTEC: A CLAYTEC não só concebeu a nova argamassa de alto desempenho para utilização na área da construção sustentável com blocos de argila. Também funciona para a colagem de tijolos, betão celular e outros blocos planos, tendo patenteado esta área. Esta é uma alternativa amiga do ambiente. Uma verdadeira alternativa às argamassas convencionais à base de cimento e cal hidráulica, que não são solúveis em água. Uma verdadeira alternativa às argamassas convencionais à base de cimento e cal hidráulica, que não são solúveis em água. Por conseguinte, não são reversíveis e provocam, à partida, um aumento significativo das emissões de CO2

Numa primeira fase, a argamassa pode ser utilizada em alvenarias não estruturais sem requisitos de proteção contra incêndios. Num futuro próximo, serão possíveis outras áreas de aplicação. Para este fim, o mais recente produto CLAYTEC está atualmente a ser submetido a extensos testes e procedimentos de aprovação.

Reutilizar em vez de reciclar

A Argamassa Fina de argila pode resolver um dos problemas mais prementes da reciclagem em fim de vida dos materiais de construção. Isto deve-se ao facto de as argamassas tradicionais impedirem a reutilização dos blocos e tijolos. Porque já não poderem ser separados após a sua utilização. Em contrapartida, a inovadora Argamassa Fina CLAYTEC permite uma desmontagem eficiente e a reutilização 1:1 dos materiais graças à sua solubilidade em água.

Para além da argamassa de alvenaria de argila solúvel em água, o reboco interior, em particular, também é essencial para a reutilização dos tijolos de alvenaria.

Com as argamassas de reboco ClayTec, que são testadas de acordo com a norma DIN 18947, já oferecemos soluções amigas do ambiente também neste domínio. A sua utilização reduz significativamente o “Potencial de Aquecimento Global” (GWP) das paredes de tijolo e de outras superfícies de alvenaria. A ClayTec também está constantemente a desenvolver mais materiais de construção “verdes”. O objetivo é promover consistentemente a sustentabilidade e inovação no sector da construção.