CLAYTEC novidades: Inovação para uma construção sustentável
A nova placa de argila CLAYTEC D22 solar
2024-08-06
A placa de argila CLAYTEC Solar D22 é fabricada de forma 100% neutra em termos de CO₂ e é seca com tecnologia solar. Para a construção a seco, esta placa, feita de argila e fibras de miscanthus, é utilizada para revestir subestruturas de madeira e metal de paredes interiores, revestimentos e tetos. A CLAYTEC D22 Solar é uma placa de construção a seco e um reboco de argila num só produto. Com uma densidade aparente de 900 kg/m³, oferece uma massa argilosa e é fácil de trabalhar. A argamassa adesiva de argila CLAYTEC é adequada para a camada de reforço de todas as placas de construção a seco.
Com uma capa de reforço, é o suporte ideal para o acabamento de argila YOSIMA ou para o reboco de argila ClayTec Fino 06, juntamente com a tinta de argila ClayFix.
Composição
– Argila, fibras de miscanthus, amido (aprox. 0,2%), papel (num dos lados do verso).
Dimensões e pesos
– Espessura: aprox. 22 mm; comprimento: 1.250 mm; largura: 625 mm.
– Área por painel: aprox. 0,78 m².
– Peso: aprox. 15,5 kg/painel = aprox. 19,8 kg/m².
Produção
Processo de preparação e moldagem com eletricidade verde; secagem exclusivamente solar.
Nova argamassa argilosa de camada fina de CLAYTEC permite a reutilização de alvenaria
2024-01-07
Só as argamassas reversíveis permitem a reciclagem total da alvenaria. Assim, a nova Argamassa Fina de Argila da CLAYTEC é completamente solúvel em água e cumpre todos os requisitos para aplicação em paredes interiores não estruturais. A aprovação para a utilização em componentes de paredes estruturais também está em curso.
A caraterística especial desta inovação CLAYTEC é que a empresa não só desenvolveu uma argamassa de alto desempenho para construção sustentável com blocos de argila, como também criou uma solução eficaz para a colagem de tijolos, blocos de betão celular e outros blocos planos, tendo patenteado esta aplicação. Trata-se de uma alternativa ecológica real às argamassas convencionais à base de cimento e cal hidráulica, que não são solúveis em água, não são reversíveis e contribuem significativamente para o aumento das emissões de CO₂.
Numa primeira fase, a argamassa pode ser utilizada em alvenarias não estruturais sem exigências específicas de proteção contra incêndio. Em breve, novas áreas de aplicação estarão disponíveis. Para isso, o mais recente produto da CLAYTEC encontra-se atualmente em extensa fase de testes e processos de aprovação.
Reutilizar em vez de reciclar
A Argamassa Fina de Argila pode resolver um dos problemas mais prementes na reciclagem de materiais de construção no fim do seu ciclo de vida. Isto deve-se ao facto de que as argamassas tradicionais impedem a reutilização de blocos e tijolos, uma vez que não podem ser separados após a aplicação.
Em contrapartida, a inovadora Argamassa Fina CLAYTEC permite uma desmontagem eficiente e a reutilização 1:1 dos materiais, graças à sua solubilidade em água.
Para além da argamassa de assentamento, o reboco interior também desempenha um papel essencial na reutilização de alvenarias. Com as argamassas de reboco CLAYTEC, testadas segundo a norma DIN 18947, já disponibilizamos soluções ambientalmente responsáveis também nesta área.
A sua utilização contribui significativamente para a redução do Potencial de Aquecimento Global (GWP) das paredes em tijolo e outras superfícies de alvenaria. A CLAYTEC continua empenhada no desenvolvimento de novos materiais de construção ecológicos, com o objetivo de promover inovação e sustentabilidade de forma consistente no setor da construção.